Globo suspende gravações de novelas com agravamento da pandemia

As gravações das novelas e séries da Rede Globo foram paralisadas novamente em função do agravamento da pandemia do Coronavírus. Em comunicado divulgado à imprensa nesta última terça-feira, 23 de março, a emissora afirmou que as filmagens deverão ficar suspensas por duas semanas. Emissora diz previsão é retomar dramaturgia em 4 de abril.

“Em decorrência do agravamento da crise pandêmica e das medidas restritivas estabelecidas pelas autoridades locais, a Globo se antecipou e definiu que, a partir de hoje, dia 23 de março, as gravações das obras de dramaturgia serão interrompidas”, começa a nota. “Séries e novelas só deverão voltar a gravar no dia 4 de abril, ao final do prazo decretado pelas Prefeituras do Rio de Janeiro e São Paulo. As novas medidas não impactam na programação da TV Globo”, finaliza. A decisão também irá afetar as próximas novelas em produção.

Em junho, foi publicado no site do Sicav – Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual nesta segunda, 22, Protocolo de Segurança e Saúde no Trabalho Audiovisual Para Retomada Audiovisual das Atividades no Âmbito da Pandemia de Covid-19. Desenvolvido em parceria entre Sicav, STIC – Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual e Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, além de órgãos públicos de saúde e cultura. A ideia é funcionar como uma guia de diretrizes para que cada empresa produtora e cada produção possa criar o seu próprio protocolo, de acordo com a sua realidade. O documento descreve medidas técnicas e organizacionais básicas para avaliação de risco e prevenção do contágio, destacando que está sujeito a alterações.